Apresentação

Oficinas sobre inserção curricular de interfaces da Web 2.0 oferecidas no I e II Seminário Web Currículo, promoção do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

4 de junho de 2010

50 formas de usar wikis em salas de aulas mais colaborativas e interativas

Arquivo em formato PDF  inserido utilizando o Embedit.


Instrução ou aprendizagem? Como engajar alunos?

Web page do blog do site TFedu, do Terra Forum, incluída usando o Embedit.


Leitura recomendada # 2

Dica de leitura

"
The future of thinking: learning institutions in a Digital Age" de Cathy N. Davidson e Davis Theo Goldberg, com a colaboração de Zoë Maria Jones, organizado pela John D. and Catherine T. MacArthur Foundation e editado pela MIT Press.

Leitura recomendada # 1


Dica de leitura

"
The future of learning institutions in a Digital Age" de Cathy N. Davidson e Davis Theo Goldberg, com a colaboração de Zoë Maria Jones, organizado pela John D. and Catherine T. MacArthur Foundation e editado pela MIT Press.

3 de junho de 2010

Linhas do tempo

http://www.capzles.com/9e740b5a-a7fb-439c-88f5-918ba45c64ebQue tal pedir aos alunos que construam linhas do tempo mostrando eventos/fatos mais importantes sobre um tema que possa estar sendo estudado? E podendo incluir imagens, o que as torna mais atrativa.
Existem vários sites que permitem a elaboração de "time lines" on-line e gratuitamente.
Um exemplo de uma interessante time line é da história da Apple, o fabricante de computadores e outros "gadgets", está no Capzels.


Se preferir ver a breve história da Apple Computers em uma janela maior, clique aqui

Afinal, o que é esse tal de Voicethread?


100 formas de uso do Voicethread na educação

Usando o próprio Voicethread, pessoas comentam 100 formas [que poderiam ser razões] de usar esse recurso na educação.



1 de junho de 2010

Aprendizagem colaborativa. Pode o Twitter ajudar?

É uma febre, podemos dizer. É o Twitter, o microblog no qual cada post está limitado a 140 caracteres.
O Brasil já é o segundo país do mundo em número de usuários; estamos apenas atrás dos Estados Unidos. E um censo que se propõe mais apurado sobre o uso do Twitter no Brasil está sendo realizado.
Há aqueles que encontram razões para se usar o Twitter  na escola, bem como aqueles que colocam essa possibilidade em cheque, até mesmo achando que se trata de mais uma moda que em breve passará.
Para algumas pessoas, o Twitter pode colaborar na aprendizagem colaborativa mediada pelo computador. E você? O que pensa?
Expresse sua opinião no VoiceThread.




23 de maio de 2010

Web 2.0 na escola: uma nova oficina


Vem aí o evento mais mais importante do mês de junho de 2010. E não é Copa do Mundo na África do Sul.
Nos dias 7 e 8 de junho próximo estará acontecendo o  II Seminário Web Currículo. O evento, que será realizado na PUC/SP, é uma promoção do seu Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo.
Durante o evento, estarei oferecendo uma nova oficina, cujo tema é a inserção curricular das interfaces da Web 2.0.
Um dos recursos da Web 2.0 a serem utiulizados na oficina é o Twitter. Com todos os participantes da oficina  inscritos como seguidores e sendo seguidos pelo seu Twittercriaremos uma estratégia para participação realmente ativa no andamento das atividades. O Twitter da oficina [ http://twitter.com/oficinaweb2] será o espaço para a crítica, para a provocação e o aprofundamento de temas ali abordados, enfim,um espaço on-line para uma interação mais efetiva, com todos podendo dar seus pitacos ou, melhor, seus piados.
As inscrições para a oficina já estão abertas. Basta clicar aqui para se inscrever.

25 de novembro de 2009

Prêmio Jabuti para livro com Beth Almeida e Graça Moreira

O Prêmio Jaboti 2009 na Categoria Educação, Psicologia E Psicanálise possui participação de professoras da PUC-SP que fazem parte da organização do Web Currículo.

O livro “Educação a Distância – o Estado da Arte”, no qual as professoras Maria Elizabeth Almeida e Maria da Graça Moreira da Silva, do Programa de Pós-Graduação de Educação: Currículo, participaram na escrita de dois capítulos, recebeu o Prêmio Jabuti, pela 3ª colocação na categoria. Organizado por F. Litto e M. Formiga o livro, publicado no ano de 2008 pela Pearson Prentice Hall, apresenta um panorama conceitual sobre o tema e debate os projetos em andamento e perspectivas dessa modalidade de educação no cenário brasileiro e mundial.

Fonte: http://webcurriculo.wordpress.com/