Apresentação

Oficinas sobre inserção curricular de interfaces da Web 2.0 oferecidas no I e II Seminário Web Currículo, promoção do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

1 de outubro de 2008

Como blogar "direito"

Existem regras que definem como se "blog" direito? Essa é uma pergunta freqüente. Algumas regras existem, mas são relativas.
Nos dias 21 e 22 de setembro passados, aconteceu no Las Vegas Convention Center, no Estados Unidos, a BlogWorld and NewMedia Expo.
Do evento, informa matéria publicada no caderno Link do Estadão,
foi possível sair com uma cartilha de dicas e conselhos de palestrantes para se dar bem, entendido principlamente com sendo "como ganhar dinheiro" com as chamadas mídias sociais.
A principal é tentar se tornar relevante a ponto de se transformar em autoridade sobre o assunto de que trata. Isso não quer significar que cada blogueiro imporá sua verdade ao mundo. SIgnfica, contudo, estar aberto a discussões e, principalmente, produzir conteúdo que seja relevante e que se mostre consistente.
O blog deve deve ser atualizado o bastante, de modo que possa estar nas primeiras páginas de mecanismos de buscas como o do Google ou Yahoo. Em síntese, a idéia que sai do evento é q de que blogar “direito” é sempre fazer-se encontrado.
Outra dica é que o autor do blog colabore com os serviços de busca utilizando palavras-chave e nomeando os posts e arquivos de fotos e vídeos de maneira mais inteligente.
Essas dicas valem para o mundo dos negócios. Mas creio que elas podem ser aplicadas nos blogs de escola. Afinal, se nosso blog ou o que criamos com nossos alunos sór for lido por nós mesmos, estaremos perdendo uma oportunidade de, estando na blogosfera, contribuir em maior escala para o conhecimento que a sociedade acumula.
Uma sugestão que sempre dou a quem quer blogar bem: nunca deixe faltar links em cada "post" do blog. Assim, contribuímos efetivamente para a construção de redes.

Nenhum comentário: