Apresentação

Oficinas sobre inserção curricular de interfaces da Web 2.0 oferecidas no I e II Seminário Web Currículo, promoção do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

20 de outubro de 2008

Blog na escola ... ou para além dela

Roberta Ramos, professora de Língua Portuguesa, resolveu usar um blog para fazer exercícios gramaticais com seus alunos de 6ª série do Colégio São Luiz, uma escola religiosa tradicional em São Paulo.
Segundo a professora, o blog acaba sendo uma espécie de continuidade de suas aulas já que, além de desafios colocados aos alunos, ali estão disponíveis tarefas extras e gabaritos de provas.
É o que informa a matéria "
Professores usam blogs para ensinar e motivar alunos" da agência Estado e divulgada hoje pelo jornal Correio Braziliense.
O blog da professora tem o título "Aula de Português".

8 de outubro de 2008

Erro bX-b0uqh3 - solução do problema

Quando vc for convidado a participar como autor/administrador de um blog no Blogger. com e aparecer a seguinte informação:

Não foi possível concluir sua solicitação.
Ao relatar esse erro ao Suporte do Blogger ou ao Grupo de Ajuda do Blogger:
Descreva o que você estava fazendo quando recebeu este erro.
Forneça o código de erro e as informações adicionais a seguir.
bX-b0uqh3
Informações adicionais
blogID: 5795972216073607554host: www.blogger.comuri: /i.do
Estas informações vão nos ajudar a rastrear seu problema específico e a corrigi-lo. Pedimos desculpas pelo transtorno.

Para solucionar o problema siga as instruções abaixo:

Toda vez que aparecer o erro bX-b0uqh3.
1º) Você deverá tentar criar um novo blog com o mesmo nome do qual pretende se associar;
2º) Preencher a fase 1 normalmente em todos os campos, ao passar para fase 2 digite o nome do blog que pretende se associar (ou seja, para o blogger vc está tentantando criar um novo blog), clique em "verificar disponibilidade" receberá a informação que não está disponível. Pare por aqui.
3º) Volte no convite que recebeu anteriormente via email para assosiar-se ao blog em questão e clique no link que dará acesso ao blog, lá já aparecerá seu email.
4º) Para finalizar é só digitar sua senha da conta do google e o acesso será realizado com sucesso.

6 de outubro de 2008

O que é Web 2.0?

Um podcast do EducaRede sobre Web 2.0. Clique aqui e ouça.

2 de outubro de 2008

Semente que dá muitos frutos e que geram outras sementes!!!

Simão e Renata,

Parabéns pelo belo trabalho. Serei eternamente grata pela descoberta que vocês me proporcionaram. Graças a vocês demos um passo muito importante no gerenciamento de informações e na conquista crescente do conhecimento. Vários outros blogs em breve estarão circulando pela web contribuindo para a divulgação e o ensino de Física. abraços

1 de outubro de 2008

Gestão de Projeto através do Blog

Iniciativas são tomadas para gerenciar projetos de diversas naturezas. Entretanto, algumas situações não favorecem o seu gerenciamento. Veja a história abaixo.
A professora Marisa Cavalcante da PUC/SP atualmente faz parte do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, este grupo trabalha na formação de professores da Rede Pública do Estado de São Paulo. Os professores ministram aulas tanto no período matutino quanto no noturno. Estes professores se reúnem uma vez por semana na PUC para serem capacitados para usarem alguns experimentos de Física. Cada professor leva um KIT (experimento) para sua escola e desenvolve a atividade com seus alunos.

Entretanto, o registro, a divulgação e a gestão destas atividades estavam se perdendo no decorrer dos meses do ano letivo. Para professora Marisa gerenciar e acompanhar as ações a distância estava quase impossível. Diante desta dificuldade, as professoras Marisa e Cristiane tomaram a iniciativa de resolverem esta problemática que enfrentam há tempos recorreram as tecnologias. Ou seja, tinham consciência que era possível resolver os problemas que estavam enfrentando através do uso da tecnologia, no caso a Web 2.0. Só não sabiam como.
Por que Web 2.0? Porque a professora Marisa participou do I Seminário Web Currículo da PUC/SP (www.pucsp.br/webcurriculo ) no mês de setembro deste ano, foi uma das integrantes da oficina "Incorporando a Web 2.0 ao Currículo" ministrada pelo professor Simão Pedro. Nesta, ela ficou encantada com o que descobriu.

Após esta descoberta, no mesmo dia, a professora Marisa conversou comigo sobre a possibilidade de trabalhar uma oficina com o grupo de professores no qual ela coordena. Ela informou que era um grupo pequeno de professores que possuía apenas alguns conhecimentos de informática básica, mas que precisavam conhecer o potencial da Web 2.0. Aceitei o convite.
Após uma semana nos reunimos em um laboratório da PUC, eu (profª Renata Kelly), três professores da instituição e mais quatro professores da rede estadual de ensino. Conversamos sobre as espectativas, experiências, dificuldades e necessidades do grupo, foi muito bom esta conversa porque todos ficaram a vontade.


Para resolver a gestão do projeto PIC Jr - Programa de Iniciação Científica Jr criamos um blog http://www.iniciacaocientificajr.blogspot.com/ onde todos os participantes tornaram-se autores.

Conheceram os recursos do blog entre outros programas disponíveis na Internet. Cada professor criou um blog, onde o utilizarão como apoio e registro do projeto que desenvolve em sua escola. A partir desta iniciativa as professoras Marisa e Cristiane poderão acompanhar o desenvolvimento do projeto através de relatos, fotos, vídeos, etc. O estar "juntos" mesmo distante será vivenciado por todos a partir da criação destes blogs e as professoras Marisa e Cristiane poderão gerenciar o PIC Jr com maior qualidade.

Como blogar "direito"

Existem regras que definem como se "blog" direito? Essa é uma pergunta freqüente. Algumas regras existem, mas são relativas.
Nos dias 21 e 22 de setembro passados, aconteceu no Las Vegas Convention Center, no Estados Unidos, a BlogWorld and NewMedia Expo.
Do evento, informa matéria publicada no caderno Link do Estadão,
foi possível sair com uma cartilha de dicas e conselhos de palestrantes para se dar bem, entendido principlamente com sendo "como ganhar dinheiro" com as chamadas mídias sociais.
A principal é tentar se tornar relevante a ponto de se transformar em autoridade sobre o assunto de que trata. Isso não quer significar que cada blogueiro imporá sua verdade ao mundo. SIgnfica, contudo, estar aberto a discussões e, principalmente, produzir conteúdo que seja relevante e que se mostre consistente.
O blog deve deve ser atualizado o bastante, de modo que possa estar nas primeiras páginas de mecanismos de buscas como o do Google ou Yahoo. Em síntese, a idéia que sai do evento é q de que blogar “direito” é sempre fazer-se encontrado.
Outra dica é que o autor do blog colabore com os serviços de busca utilizando palavras-chave e nomeando os posts e arquivos de fotos e vídeos de maneira mais inteligente.
Essas dicas valem para o mundo dos negócios. Mas creio que elas podem ser aplicadas nos blogs de escola. Afinal, se nosso blog ou o que criamos com nossos alunos sór for lido por nós mesmos, estaremos perdendo uma oportunidade de, estando na blogosfera, contribuir em maior escala para o conhecimento que a sociedade acumula.
Uma sugestão que sempre dou a quem quer blogar bem: nunca deixe faltar links em cada "post" do blog. Assim, contribuímos efetivamente para a construção de redes.