Iniciativas são tomadas para gerenciar projetos de diversas naturezas. Entretanto, algumas situações não favorecem o seu gerenciamento. Veja a história abaixo.
A professora Marisa Cavalcante da PUC/SP atualmente faz parte do GoPEF - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, este grupo trabalha na formação de professores da Rede Pública do Estado de São Paulo. Os professores ministram aulas tanto no período matutino quanto no noturno. Estes professores se reúnem uma vez por semana na PUC para serem capacitados para usarem alguns experimentos de Física. Cada professor leva um KIT (experimento) para sua escola e desenvolve a atividade com seus alunos.
Entretanto, o registro, a divulgação e a gestão destas atividades estavam se perdendo no decorrer dos meses do ano letivo. Para professora Marisa gerenciar e acompanhar as ações a distância estava quase impossível. Diante desta dificuldade, as professoras Marisa e Cristiane tomaram a iniciativa de resolverem esta problemática que enfrentam há tempos recorreram as tecnologias. Ou seja, tinham consciência que era possível resolver os problemas que estavam enfrentando através do uso da tecnologia, no caso a Web 2.0. Só não sabiam como.
Por que Web 2.0? Porque a professora Marisa participou do I Seminário Web Currículo da PUC/SP (
www.pucsp.br/webcurriculo ) no mês de setembro deste ano, foi uma das integrantes da oficina "Incorporando a Web 2.0 ao Currículo" ministrada pelo professor Simão Pedro. Nesta, ela ficou encantada com o que descobriu.
Após esta descoberta, no mesmo dia, a professora Marisa conversou comigo sobre a possibilidade de trabalhar uma oficina com o grupo de professores no qual ela coordena. Ela informou que era um grupo pequeno de professores que possuía apenas alguns conhecimentos de informática básica, mas que precisavam conhecer o potencial da Web 2.0. Aceitei o convite.
Após uma semana nos reunimos em um laboratório da PUC, eu (profª Renata Kelly), três professores da instituição e mais quatro professores da rede estadual de ensino. Conversamos sobre as espectativas, experiências, dificuldades e necessidades do grupo, foi muito bom esta conversa porque todos ficaram a vontade.
Para resolver a gestão do projeto PIC Jr - Programa de Iniciação Científica Jr criamos um blog
http://www.iniciacaocientificajr.blogspot.com/ onde todos os participantes tornaram-se autores.

Conheceram os recursos do blog entre outros programas disponíveis na Internet. Cada professor criou um blog, onde o utilizarão como apoio e registro do projeto que desenvolve em sua escola. A partir desta iniciativa as professoras Marisa e Cristiane poderão acompanhar o desenvolvimento do projeto através de relatos, fotos, vídeos, etc. O estar "juntos" mesmo distante será vivenciado por todos a partir da criação destes blogs e as professoras Marisa e Cristiane poderão gerenciar o PIC Jr com maior qualidade.