Apresentação

Oficinas sobre inserção curricular de interfaces da Web 2.0 oferecidas no I e II Seminário Web Currículo, promoção do Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo da PUC-SP.

21 de setembro de 2008

Aprendendo para mudar, mudando para aprender

Esse é um interessante vídeo no qual diversos CEO de consórcios/projetos educacionais e outras empresas, professores de ensino superior, superintendentes educacionais, escritores e consultores, estadunidenses e canadenses, falam da necessidade e do desafio - que é do mundo inteiro - de mudar a escola, ajustando-se a novos tempos e novas demandas.
A incorporação de tecnologias digitais e a necessidade de rever os processos de formação, numa realidade de alunos conectados, on-line, são desafios que a escola deverá enfrentar para se tornar contemporânea do século XXI.
A estratégia exigida é construir soluções que possam dar apoio à aprendizagem nesse novo século.
E o fato de que fazer a mudança da escola é uma tarefa para pessoas que foram formadas num modelo bastante diferente torna o desafio ainda maior.
Esse vídeo foi indicado numa e-grupo de uma universidade estadunidense do qual sou membro.
Com a valiosa colaboração da profa Lorena Tárcia, que foi minha orientanda no Mestrado em Educação da PUC Minas, fizemos a tradução e colocamos as legendas em português, de modo que o filme se tornasse acessível a mais gente.
Esperamos que as pessoas gostem do vídeo e que pensem bem na mensagem que ele traz.
E que a partir dessa reflexão, cada um possa movimentar-se no sentido de ajudar a fazer essa nova escola que é necessária.


Nenhum comentário: